Nova tendência: procura de locais para férias que aceitem animais de estimação

Nova tendência: procura de locais para férias que aceitem animais de estimação

A procura na internet por férias em empreendimentos “amigos dos cães” tem subido exponencialmente (665% de aumento de procura), uma vez que quase metade dos britânicos, e o mesmo ocorreu em outros países europeus, optaram por ter um novo animal de estimação durante o confinamento.

Durante os últimos meses, principalmente em Maio de 2021, as pesquisas na internet com a expressão "férias amigas do cão" passaram de 2.900 para uma média massiva de 22.200 pesquisas mensais.

De acordo com um estudo recente, baseado em pesquisas conduzidas pelo parque de férias Cofton Holidays, quase metade dos britânicos (44%) adquiriram um novo animal de estimação durante o período de confinamento, pelo que se assiste a uma procura de destinos de férias adequados e amigos destes animais.

No mesmo período, a procura na internet por tipos de férias mais específicos, usando a expressão "alojamentos amigos dos cães", também atingiu um acréscimo acentuado de 880 pesquisas para 4.400.

Para além dos dados obtidos com base nas pesquisas na internet, a Cofton Holidays decidiu confirmar a tendência, inquirindo directamente 2.000 residentes no Reino Unido, tendo obtido resultados muito expressivos, mostrando que estes novos animais de estimação ajudaram as pessoas a sentirem-se mais felizes (39%), mais amadas (34%), e divertidas (30%).

A observação por grupos etários, também revelou que mais de metade (55%) situava-se entre os 55-64 anos, e 46% dos 35-44 anos afirmaram terem-se sentido mais felizes após terem obtido um novo animal de estimação, e 43% dos 18-24 anos disseram que se sentiram mais amados em apenas alguns meses a viverem com o seu novo animal de estimação. Isto poderá servir de reflexão sobre a dura realidade do distanciamento social e das medidas de confinamento ao longo de 2020 e até 2021.

Os britânicos provaram que são de facto uma nação de amantes de cães, constituindo estes 20% de todos os novos animais de estimação. Revelou também que é a geração mais jovem a liderar esta opção quando se trata da posse de novos cães, uma vez que 48% dos inquiridos são  jovens entre os 18 e os 24 anos, que optaram por obter um novo cão durante o período de confinamento.

Segundo organizações europeias ligadas à vida animal, esta realidade não é só britânica, tendo o mesmo ocorrido na Alemanha e em muitos países da Europa do Norte onde foram batidos recordes de compra e adopções de animais de estimação pelo que, a prazo, esta tendência vai generalizar-se na procura de locais para férias com estas características que certamente dará origem a necessários ajustamentos na oferta turística. Aliás, esta tendência mostra-se também em consonância com a perspectiva de, nos próximos anos, a procura vir a incidir especialmente por locais turísticos rurais ou inseridos em espaços naturais, amplos e de ar livre. Para além do continente europeu, também na América do Norte registou-se a mesma tendência. Os E.U.A possuem legislação que possibilita a proximidade dos animais de estimação em viagens e turismo.

22 Julho 2021